VINAGRE DE MAÇÃ E SEUS BENEFÍCIOS

Vários sites e publicações vem enaltecendo os benefícios do vinagre de maçã. Baseado nos artigos que pesquisei os  resultados até agora foram encontrados em animais, mas o hábito de consumir alimentos fermentados vem de longa data. Talvez os grandes benefícios do vinagre de maçã se relacione com o fato de ser um alimento fermentado e vivo. A fermentação estimula a produção de enzimas e o crescimento de bactérias que contribuem com nossa digestão e metabolização, o que talvez justifique os benefícios promovidos por este alimento.

CONTROLA O NÍVEL DE GLICOSE DO SANGUE

Estudos demonstraram redução nos níveis de glicose e melhora da sensibilidade a insulina, o que é bastante interessante para as pessoas que estão com níveis elevados de glicose, aumento da circunferência abdominal e excesso de peso.

PERDA DE PESO
Por ser um alimento rico em enzimas e bactérias benéficas ajuda a manter a saúde digestiva e intestinal, o que são fatores primordiais para a perda de peso.  Seu consumo aumenta a saciedade e regula a glicemia, o que contribui para a perda de peso. Sozinho não emagrece, mas associado a uma dieta saudável, pode contribuir para o sucesso na perda de peso.

MELHORA DA PELE, PREVENINDO ACNE
Enzimas e ácidos presentes no vinagre de maçã podem inibir a bactéria causadora da acne. Ao promover o equilíbrio da click here microbiota intestinal, melhora o equilibrio da microbiota da pele.

REDUÇÃO DO COLESTEROL
Estudos em animais mostraram que o vinagre de maçã contribui para reduzir os níveis de LDL colesterol e aumentar o HDL colesterol

REDUÇÃO DA PRESSÃO SANGUINEA

O acido acético pode contribuir para equilibrar os níveis de pressão sanguínea quando associado a bons hábitos de vida

MELHORA DO REFLUXO GASTRO ESOFÁGICO

O vinagre de maçã contribui para reduzir os sintomas de refluxo gastro esofágico por oferecer acido durante as refeições. Para que a digestão de proteínas ocorra, é preciso a presença de ácido no estomago. Se a digestão ocorrer com mais facilidade, evita-se que o alimento fique fermentando, estimulando produção excessiva de acido após a refeição, trazendo o refluxo para o esofago.

MELHORA DO PH SANGUINEO – assim como o limão, o vinagre de maçã, inverte seu pH após a digestão alcalinizando o ambiente sanguíneo.
Nossa alimentação ocidental com carnes, açúcares e industrializados acidifica o sangue.  O ideal é que usemos alimentos que alcalinizem, pois em ph ácido bactérias, vírus e células cancerígenas se desenvolvem com mais facilidade.

AÇÃO DETOXIFICANTE – contribui para eliminartoxinas ao estimular a drenagem linfática e melhorar a circulação sanguínea

Como usar?

1 colher de sopa de vinagre diluída em 100 ml de água antes das refeições

DICA IMPORTANTE :Procure um vinagre de maçã orgânico e que não seja aquecido, pois desta forma as enzimas e bactérias responsáveis pelos benefícios descritos  estarão integras