SUA DIGESTÃO ESTÁ BOA?

 

– costuma ter gases durante o dia todo? Ou eles só aparecem no final do dia?
– sente azia e desconforto após as refeições? Sente distensão abdominal (estufamento) depois de comer?
– tem a sensação que o alimento está parado no seu estômago?

Faço aqui dois questionamentos:

– MASTIGAÇÃO ADEQUADA ? A velocidade na qual fizemos nossas refeições pode interferir na capacidade de nosso estomago digerir aquilo que comemos. A SALIVA tem um papel umedecedor e de reparo dos tecidos do esôfago e boca. Quando mastigamos pouco, reduzimos nossa produção de saliva, interferindo na digestão.
Nossos DENTES são estruturas muito fortes e resistentes com um papel fundamental – rasgar, amassar e triturar os alimentos.
Se nossas refeições são muito rápidas e mastigamos pouco, significa que não usamos nossos dentes da forma certa.
Pouca saliva e pouca mastigação irão click here resultar em pedaços grandes de alimento dentro do estomago e isso pode deixar a DIGESTÃO mais LENTA!!!

– DIGESTÃO ADEQUADA ? para que a digestão ocorra de forma adequada precisamos de enzimas e ácidos no estomago, para dissolver e amassar os alimentos que comemos. Para formar enzimas e ácidos precisamos de alguns nutrientes adequados como zinco, magnésio, colina, potássio, fosforo, vitamina B12 entre outros.
Falta de nutrientes, pouca mastigação e excesso de líquidos durante as refeições pode prejudicar a digestão adequada.
Há ainda um fator a considerar que está relacionado com nossas atividades diárias: enquanto comemos olhamos o celular e respondemos mensagens, decidimos, ouvimos, vemos … o que isso pode causar? Maior liberação de adrenalina, menor liberação de enzimas e sucos digestivos.
Nossos dentes são o scanner do corpo, eles podem rastrear o que estamos ingerindo e nos preparando para receber o alimento.
ENQUANTO ESTIVER COMENDO APENAS MASTIGUE, SABOREIE e RESPIRE CALMAMENTE.