SOPA BÁSICA DE LEGUMES

Ingredientes: 1/4 unidade de abóbora japonesa (Cabotiá), 1 cebola média, 2 cenouras, 2 tomates, 1 chuchu, 2 dentes de alho, 10 cm de talo de aipo, 4 xícaras de água, 1 osso de peito de frango (carcaça), sal e pimenta a gosto.

caso seja vegetariano use inhame ou batata doce para cozinhar junto com os legumes

caso queira aumentar o valor proteico indico colocar 1/3 xícara de quinua em grão para cozinhar por 15 minutos dentro da sopa.

Modo de preparo: Leve ao fogo os legumes com a água, a carcaça de frango o alho e o aipo. Deixe cozinhar por 1 hora, caso tenha pressa, use a panela de pressão e deixe por 15 minutos; Retire o osso, e acrescente os temperos e as ervas – use ervas click here como alecrim, sálvia, tomilho; Caso inclua quinua em grão use 1/3 xícara para cada 4 xícaras de água e deixe cozinhar por 15 a 20 minutos; Prove o tempero e ajuste o sal, pimenta, molho de soja ou missô

Sugestões para variar e enriquecer sua sopa: Bata a sopa no liquidificador formando um creme; Acrescente vegetais crus como brócolis, couve-flor, repolho, beterraba ralada, folhas de espinafre, couve e rúcula. Até alface picadinha colocada na hora de comer fica ótimo.; Torne a sopa uma refeição completa, adicionando galinha desfiada ou ovo; Acrescente milho, trigo em grão, aveia em flocos, arroz integral para torná-la mais substanciosa. Com 4 conchas se obtém uma refeição completa;congele em porções individuais e na hora de comer, acrescente vegetais crus.