SEMENTES DE ABÓBORA – jóias que não podem faltar na sua dieta

A semente de abóbora é obtida a partir do fruto abóbora. Éuma planta da família das Cucurbitáceas, de caule rasteiro ou trepador. Algumas variedades são oriundas do Oriente Médio, mas atualmente é cultivada no mundo inteiro.

As sementes também são conhecidas como pevides contém umasubstância denominada de cucurbitacina a qual possui grandes propriedades antiinflamatória e antibactericida. Por isso, é indicada como vermifugo.

Alimento Medida caseira Valor calórico Principais nutrientes Destaques nutricionais
Sementes de abóbora 1 colher de sopa –

10 g

60 cal Ferro, fósforo, potássio, tiamina, riboflavina, cálcio 4 g proteína
4 g gordura
3 g fibras
4 mg cálcio
1 mg ferro

 Contém: proteínas, lípidios (gordura de boa qualidade) vitaminas do complexo B, folato, minerais como: fósforo, potássio, ferro, cálcio , click here zinco e magnésio.
PARA OS VEGANOS E VEGETARIANOS as sementes de abóbora  representam uma grande fonte de nutrientes por oferecer proteínas, cálcio, ferro em boas quantidades. Para aumentar o teor proteico das refeições inclua as sementes de abóbora.
Além do seu teor nutricional, elas fornecem boa quantidade de omega 3, um ácido graxo essencial (que o corpo não produz) que tem grande ação antiinflamatória.
Prefira as sementes descascadas e na forma natural, pois são melhor digeridas. Evite as que contem muito sal e as que foram torradas porque isso representa perda de valores nutricionais.

Utilização: granolas, saladas, nos lanches escolares, nas reuniões como petisco, nas preparações de forno…

Dica: por ser um alimento rico em (boas) gorduras pode rancificar. Conserve a embalagem após aberta em recipiente fechado e preferencialmente refrigerado.