PREVINA A INFECÇÃO URINÁRIA ATRAVÉS DA NUTRIÇÃO

PREVENINDO AS INFECÇÕES URINÁRIAS

As mulheres (homens também, mas em menor número) costumam ser acometidas por infecções urinárias de repetição, as causas são variadas como alterações hormonais, estresse, deficiências nutricionais, alergias alimentares, medicamentos, disbiose…
Esta infecção ocorre quando a bactéria Escherichia coli entra no sistema urinário – rins , bexiga ou uretra – especialmente se o sistema imunológico estiver enfraquecido . Isso pode não só permitir a entrada de bactérias, mas dar espaço suficiente para que as bactérias se multipliquem.

Identificar e corrigir alguns hábitos contribui para evitar sua repetição. O ideal é combater assim que os primeiros sinais aparecem, mas algumas vezes elas podem ser silenciosas – isso prova que prevenção é tudo!

BEBER MAIS ÁGUA AO LONGO DO DIA – evita que as bactérias possam se alojar no trato urinário pois a urina fica mais diluída.

MANTER UMA ALIMENTAÇÃO VARIADA – quando consumimos diferentes alimentos de boa qualidade, oferecemos nutrientes diversos, reduzindo o risco de deficiências nutricionais. Minerais como magnésio, zinco e selênio vitaminas como A, C, B2, B5, B3 são fundamentais para manter a imunidade evitando o alojamento de bactérias.

CONSUMIR DIARIAMENTE ANTIOXIDANTES – frutas, ervas, especiarias, vegetais e legumes são ricos em substancias antioxidantes e antinflamatórias que combatem os radicais livres. Isso reduz a possibilidade de promover inflamações.
Aqui alguns alimentos já estudados por seus benefícios na prevenção das infecções:

CANELA –   Esta casca de árvore tem sido usada como um medicamento terapêutico há séculos. Estudos têm mostrado que a canela tem propriedades anti fúngicas, anti bacterianas e anti – parasitárias. Sendo assim,

Cinnamon in closeup

ela contribui para reduzir as infecções do trato urinário pela E. coli e infecções por fungos como a Cândida albicans.
Ao comprar canela, verifique se ele é fresca, verificando que manteve o seu doce cheirar . Guarde-o em um recipiente hermético em um lugar frio, de modo a manter o seu sabor. Canela assim armazenada vai manter a sua frescura durante mais de 12 meses.
Além disso, a canela melhora a sensibilidade a insulina, reduzindo a necessidade de comer açúcar, o que melhora a imunidade.

CRANBERRY – o suco desta fruta, rica em proantocianidinas com ação antibactericida e antinflamatória, se mostrou muito eficaz ao combater a adesão da bactéria E.coli no trato urinário. Ela não é produzida no Brasil, mas pode click here ser encontrada na forma de sucos ou desidratada. O suco para a prevenção é mais indicado devido a concentração maior da fruta. Para a prevenção, estudos revelam que a partir de 250 ml de seu suco por dia. Considero a forma mais adequada para consumo: distribuir em pequenas doses ao longo do dia – por exemplo  3 doses de 100 ml. Esta estratégia pode ter uma ação mais eficaz, tanto por seus efeitos antibactericidas quanto antioxidantes promovidas pela fruta.

D-MANOSE – esta substância é um monossacarídeo presente em vários alimentos. Ela tem sua absorção feita no intestino e eliminada via urina. Tem afinidade por bactérias e no canal urinário, facilita sua eliminação, evitando a fixação das bactérias causadoras da infecção.
Muitas frutas contêm níveis elevados de manose. Estes incluem groselha negra, groselha vermelha, groselha, amora, suco de cranberry, tomate, maçã, pêssego, laranja e mirtilo.
Os legumes também são uma boa fonte de manose. Altos níveis de manose são encontrados em grãos verdes, repolho, brócolis, berinjela, nabo, grão de café verde, cogumelos shiitake e algas.
A manose também é encontrada em goma de alfarroba, a goma extraída da planta de alfarroba, e de goma de guar, a fibra a partir das sementes da planta guar. Na planta de goma de guar e de alfarroba, a manose está na forma de galactomanano, que são polímeros de manose e galactose.
Uma fonte de manose em ervas é a planta de Aloe vera. A Aloe vera contém acemanana, uma cadeia de moléculas de polissacarídeos de manose. Ela também é encontrada na pimenta caiena.
A manose é encontrada em feno-grego. As sementes de feno-grego são pequenas, marrons amareladas, da vagem de uma planta tipo grão. No feno-grego, a manose está na forma de um galactomanano, um polissacarídeo de manose e galactose. A manose também é encontrada na soja, feijão e feijão-de-lima.

Atualmente o mercado disponibiliza produtos prontos na forma de cápsulas e saches com a associação de manose + cranberry + canela para esta ação de prevenção.

Agora já sabe : para evitar cistites e infecções urinárias de repetição inclua estes hábitos em sua rotina diária. Incremente sua dieta com os alimentos que combatem as bactérias. Mas lembre-se nada substitui a consulta com seu nutricionista e médico para investigar e tratar as causas.
A NUTRIÇÃO ADEQUADA PREVINE RESPOSTAS INDESEJADAS DO SEU CORPO!