O QUE É ADITIVO ALIMENTAR?

Sabe o que é aditivo alimentar?

Todo e qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos sem propósito de nutrir, tem por objetivo alterar as condições deste alimento, mantendo mais tempo para a compra, sendo consumido sem estragar ou para aumentar o sabor e a aceitação destes pelos consumidores.
Estes alimentos são liberados pela Anvisa, pois o critério adotado é de a quantidade consumida não ultrapassa os níveis seguros.
Quem disse que o consumo será em quantidade segura ?
Quantas porções ao dia de produtos industrizalizados estão sendo consumidos?
Como está o funcionamento dos órgãos para que a eliminação seja adequada?    

Estes produtos por serem químicos, fazem passagem pelo fígado, que utiliza reações químicas para metabolizar e eliminar estas substâncias. Após esta transformação a substancia vai para o intestino click here ou rins para a completa eliminação. Todo este processo (caso ocorra de forma adequada) demanda inúmeros nutrientes como vitaminas, minerais, aminoácidos.  Caso não haja a disponibilidade dos nutrientes, há sobrecarga de fígado,intestino, pele e rins podendo levar a acne, pele oleosa, alergias, fadiga, irritabilidade, enxaqueca…
Outro aspecto a analisar é que o uso de nutrientes para fazer a metabolização de substâncias químicas, leva a deficiência para outras reações químicas importantes, desencadeando diversos sintomas como queda de cabelo, insônia, indisposição, dores musculares e articulares, problemas gastrintestinais…

Comece a ler nos rótulos dos produtos industrializados a quantidade destes compostos químicos que tem os nomes listados abaixo:

– AGENTE DE MA
SSA

– ANTI UMECTANTE

-ANTI ESPUMANTE

– ANTIOXIDANTE

– CORANTE

-CONSERVADOR

– EDULCORANTE

-ESPESSANTE

– GELEIFICANTE

-ESTABILIZANTE

-AROMATIZANTE

-REGULADOR DE ACIDEZ

-EMULSIFICANTE

-REALÇADOR DE SABOR

-AGENTE DE FIRMEZA

– SEQUESTRANTE