MISSOSHIRO (SOPA JAPONESA DE MISSÔ)

Ingredientes: 3 colheres (sopa) de missô, 1 cenoura média, 1 ramo de cebolinha verde, 1 cebola pequena cortada em cubinhos, 3 ½ xícara (chá) de tofu em cubinhos, 1 colher (sopa) azeite oliva.

Modo de Preparo: Fritar a cebola e as cenouras cortadas em palitinhos no óleo. Juntar a água e cozinhar tampado, em fogo baixo; Após 10 minutos, acrescentar o tofu; Diluir o missô em ½ xícara de água e adicionar após desligar o fogo (quando a cenoura estiver tenra, mas não muito mole); Deixar tampado por alguns minutos. Servir com cebolinha picada.

SOPA DE MANDIOQUINHA com ALHO PORÓ

Ingredientes: 1 col. (sopa) de óleo de coco ou click here azeite de oliva, 1 talo de alho poró, 500g de mandioquinha, 1 pedaço de gengibre (15g), açafrão, noz-moscada, sal e pimenta preta à gosto, 1 litro de água, tempero verde.

Modo de Preparo: Corte o alho poró em fatias finas. Refogue-o com o óleo de coco ou azeite de oliva. Reserve; Descasque a mandioquinha e corte-a em rodelas finas. Acrescente-a ao alho poró. Adicione o gengibre e deixe refogar com o restante dos ingredientes. Adicione os condimentos e temperos. Coloque 1L de água e deixe ferver. Depois de pronta, bater para formar um creme. Pode ser servida tanto quente quanto fria, acompanhada de tempero verde.