Desfrute dos beneficios dos alimentos roxos

Osroxos 1 vegetais e frutas roxos tem recebido destaque graças a descobertas evidenciando as propriedades nutricionais dos pigmentos que lhe conferem a cor. Este pigmentos, pertencentes ao grupo dos flavonóides responsáveis por uma grande variedade de cores  que vão do vermelho vivo, roxo e azul, são chamados antocianidinas, que exercem  diversas funções bioquímicas em nosso corpo proporcionando prevenção a doenças como câncer, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares.

A função destes pigmentos nas plantas é proteger contra a luz ultravioleta e de possíveis invasores, prevenindo agressões e aumentando a vida da planta. Desta forma, ao comer estes alimentos, podemos usufruir da ação destes pigmentos prevenindo danos às nossas células e tecidos. Além de prevenção estas substâncias chamadas antioxidantes evitam que os radicais livres agridam nossas células oferecendo melhor aparência aos cabelos, pele, unhas, bem como disposição e vitalidade.

Radicais livres são as substâncias responsáveis pelo envelhecimento e pelo desgaste de nossas células. A proteção de nosso corpo a estas substâncias vem da alimentação, sendo estruturas presente nos vegetais e frutas chamadas fitoquímicos, os mais importantes no combate aos radicais livres.

Nos últimos anos, click here o interesse por esses pigmentos se intensificou uma vez que pesquisas têm demonstrado que as antocianidinas são compostos bioativos e que, entre os vários outros efeitos fisiológicos, possuem capacidade antioxidante e propriedade antiinflamatória, promovem vaso-dilatação, atuam na prevenção da hiperglicemia, estimulam a secreção de insulina, melhoram a adaptação da visão noturna e previnem a fadiga visual.   Recentemente pesquisadores constataram o efeito inibitório destes pigmentos na proliferação de células humanas cancerígenas, originadas em diferentes partes do corpo: estômago, cólon, mama, pulmão e sistema nervoso central.

Podemos encontrar as antocianidinas nos vegetais roxos como a cebola roxa, repolho roxo, berinjela e nas frutas como açaí, uva, ameixa, mirtilo, cereja, jabuticaba, pitanga.

Para aproveitar melhor estes alimentos o ideal é consumi-los na safra, frescos ou congelados na forma de polpa. O preparo é bastante variado, podendo ser usado ao natural, no preparo de sucos, misturado a outros vegetais em saladas.

As antocianidinas perdem muito de seu efeito na presença de luz e calor, devendo ser consumidos crus e logo após o pr
eparo. O congelamento parece não afetar sua ação.roxos 2