COMO SUBSTITUIR O GLUTEN DA DIETA?

O que é gluten? Proteína presente  no trigo, centeio e cevada

Encontrada em pães (francês, milho, aipim, integrais)massas, bolos, biscoitos, pizzas, rissoles, empadas,

A aveia não contem glúten, mas pode ser contaminada por ele na plantação e no armazenamento, avalie se tolera ou não antes de consumir

O gluten é uma proteina altamente elástica, dá flexibilidade e maciez as massas e pães.

Esta mesma elasticidade no intestino pode se acumular e causar alterações na mucosa, provocando a hiperpermeabilidade intestinal, que vem a ser a passagem de pedaços de alimentos que foram mal digeridos e quando isto acontece, nosso sistema de defesa entra em ação para combater, pois entende estes pedaços de alimento como inimigos que deve ser combatidos.

a ação do sistema imune do intestino, se for constante, vai provocar deficiência de nutrientes, facilidade para causar alergias e redução da capacidade de defesa imunológica, sem click here falar dos danos ao funcionamento intestinal.

Como substituir o gluten na minha alimentação?

Batata (fécula de batata), batata doce, cará, inhame, aipim (farinha de mandioca, polvilho, tapioca, sagu), milho (polenta)

arroz (farinha de arroz, arroz integral e branco, biscoitos de arroz)

quinua, amaranto, chia, linhaça, farinha de coco, farinha de amendoas

feijão, lentilha, grão de bico

Sugestões de refeições sem gluten

arroz, feijão, carne e salada

tapioca com recheio salgado ou doce

Purê de batata, carne e salada

Polenta, frango e salada

Massa de arroz ou grão de bico ou milho com molho e salada

Sanduiche de pão sem gluten, atum, vegetais

Escondidinho de aipim ou mandioquinha ou batata com carne ou legumes ou cogumelos

Omelete com salada

Risotos

Lanches : biscoito de arroz, biscoito de polvilho, granola sem gluten, frutas, castanhas, tapioca com banana e canela ou geleia e óleo de coco, bolo feito sem gluten, suco de fruta e pão sem gluten