COMO PERDER A BARRIGA?

Com o passar dos anos vamos ganhando a famosa barriguinha e inicia a lutacontra ela, algumas dicas podem ajudar a combatê-la.
1) DIETA EQUILIBRADA 
Evite mobilizar muita insulina: a insulina é um hormônio que quando está circulando avisa às células que elas devem produzir gordura. O papel da insulina é manter os níveis de açúcar do sangue equilibrados entre 80 e 100 mg/dl. Isso é fundamental para nosso metabolismo, pois o cérebro se alimenta de glicose, então não pode faltar este combustível, além disso, não pode sobrar glicose no sangue, pois ela tem um efeito abrasivo nas artérias causando lesões. Para que não tenha a mais nem a menos. existe a insulina com o papel de pedir glicose quando está faltando e mandar as células transformarem o excesso em gordura, para usar quando necessário.
– Então, posso fazer barriga e engordar por causa da insulina?
Simmmmm…
Ficando muito tempo sem comer:  mais de 4 horas sem comer nada pode avisar ao corpo que está havendo risco, o que ele faz? Libera insulina, que faz com que se sinta fome, enquanto tu estiveres distraído tudo bem, mas na hora em que for comer, a insulina vai mandar aproveitar para formar gordura em vez de músculo (no caso da atividade física), queimar gordura (no caso de quem está de dieta).
Beliscando muito: comendo a toda hora um alimento altamente energético também mobiliza muita insulina. Comer a cada hora faz com que o pâncreas (órgão que produz insulina) trabalhe feito um louco.
Comendo muito carboidrato simples: pão branco, biscoito, doces, balas, chicletes, barras de cereal, salgadinhos. Estes alimentos desprovidos de fibras são quebrados (digeridos) quase que completamente na boca, liberando glicose no intestino sem que haja barreira alguma para isso, deixando passar grande quantidade de açúcar e conseqüentemente INSULINA.
– Excesso de insulina dá barriga porque possuímos receptores para gordura na barriga e este estímulo continuado faz com que se acumule gordura neste ponto.
Procure equilibrar o indice glicemico da refeição, associando um alimento com mais carboidrato com alimentos de mais baixo impacto na glicemia como os que tem proteína, fibras e gorduras.  Exemplo disso é a tigela de frutas, comer apenas frutas picadas pode elevar o nivel da glicemia do sangue, mas se associarmos a estas frutas, sementes de abóbora, chia e coco ralado, isso vai reduzir o impacto e mobilizar menos insulina. Outro exemplo é a crepioca, a tapioca pura fornece carboidrato de médio indice glicemico, mas associado ao ovo e a uma salada pode ser uma otima opção de lanche ou jantar.

2) POSTURA

O outro fator desencadeante da barriga é a postura curvada e sentada o tempo todo, procure se movimentar, levante-se durante o dia, mexa-se e observe se os músculos das costas não estão contraídos e os da barriga relaxados.
3) CONSUMO DE LÍQUIDOS com a COMIDA
Ingerir muitos líquidos com a refeição, isso acontece por um efeito mecânico, pois além de ocupar mais espaço torna a digestão mais lenta e difícil.
4) FALTA DE ÔMEGA 3

– ômega 3 e ômega 6 tem a propriedade de modular os receptores localizados na linha da cintura. Portanto se faz necessário o consumo de alimentos que sejam fonte destes ácidos graxos como nozes, castanhas, semente de linhaça, semente de chia, semente de abóbora e girassol, azeite de oliva extravirgem
5) SEDENTARISMO
Não podemos esquecer da atividade física, que sem ela pouco do que falamos acima resolve totalmente o problema.

Já se sentiu desmoralizado frente ao espelho?

Desmoralizar, retirada do dicionário Michaelis: tornar-se imoral; corromper-se, perverter-se. Fazer perder a coragem ou a confiança, desanimar. Tirar o bom nome de, desmerecer. Fazer perder a força moral, desautorizar, descreditar. Perder a reputação, aviltar-se.

QUANDO SAÍMOS DA DIETA NOS SENTIMOS DESMORALIZADOS

A definição acima descreve bem um estado que conhecemos relacionadoa nossa dieta ou àqualquer proposta de mudar hábitos. Nossa principal exigência quando traçamos metas e objetivos é a obtenção do sucesso e que costuma ser proporcional a nosso grau de sacrifício.

Quanto mais esforço melhor deve ser a recompensa. No que diz respeito à dietas e deixar de comer alguma coisa, isso mexe com nosso instinto de preservação e também com nossa relação carinho-comida. Já se sentiu desmoralizado por si mesmo?

Nosso processo de desmoralização começa mais ou menos assim:

– vou fazer tudo direitinho, não sairei da dieta, não comerei nenhum doce …

Na segunda-feira fez tudo ótimo, na terça-feira pela manhã também: frutas, sementes, ovo cozido, suco verde.

No almoço : salada, vegetais refogados, um pedaço de carne, arroz integral e feijão, tudo bem equilibrado.

Mas… no domingo nossa tia havia nos dado um pedaço de pudim que ficou esquecido na geladeira, mas foi bem lembrado na terça após o almoço… comerei apenas um pedacinho…

À tarde na hora do lanche alguém te oferece um bombom que gentilmente aceita e, para não fazer feio, come ! Ao chegar em casa sente um cheirinho de pão de queijo maravilhoso e como não consegue resistir, come dois.

No jantar serve-se normalmente de tudo um pouco, bebe suco de laranja à vontade. Esta noite ao deitar qual o sentimento que fica ?

Como está se sentindo a respeito do seu projeto?

Nesse caso temos 3 escolhas para o dia seguinte:

  1. Fazer uma super dieta deixando para trás todo o carboidrato e comendo apenas sopinha de legumes e frutas, achando que, com muito sacrifício, conseguirá recuperar o tempo perdido.
  1. Esquecer que havia começado algum dia alguma dieta e ficar livre para comer; e livre para não ficar contente com seu corpo;
  1. Recomeçar no dia seguinte desde o café da manhã como no primeiro dia da dieta; sabendo que apesar de ter saído fora, lembrar-se que este não foi o único deslize e que tem direito de continuar buscando o que deseja.
    Vamos em frente, não permita que um deslize ou algum resultado indesejado (perder menos peso do que gostaria) o afaste de seus objetivos ou seja o ponto de partida para desistir.
    Não permita-se desmoralizar, retome sempre que escorregar, somente assim conseguirá alcançar seus objetivos.

 

DÊ UM BASTA NA COMILANÇA!

Este texto é pra ajudar na hora em que vimos que chegou a hora do basta.

Será necessário que alguém a nossa volta sofra um acidente vascular ou seja ameaçado de morte por um câncer, para que nosso instinto de sobrevivência se manifeste?

Será preciso que os exames de rotina que o médico da empresa ou o ginecologista solicitou venham com alguma alteração importante para que nosso sinal de alerta dispare?

A grande maioria das pessoas que recebo aqui no consultório vem nesta condição, após a doença de um ente querido ou quando o médico anunciou que havia algo errado com seu exame que até hoje não estava alterado.

Mas cuidado, nem sempre o alerta vem! Será preciso que o exame dê alterado para iniciar a mudança e se mobilizar?

A primeira idéia que vem a cabeça é mas nunca apareceu nada em meus exames, minha família é de pessoas saudáveis, eu não sinto nada…

Sei que devo iniciar uma atividade física, sei que devo comer mais vegetais e frutas, sei que devo comer fibras, sei que preciso tomar mais água, sei que preciso ir  deitar mais cedo, mastigar mais, levar um lanche para o trabalho…

Já é de conhecimento publico que 80% do desenvolvimento das doenças cronico degenerativas como diabetes, hipertensão, coronariopatias… estão relacionadas ao estilo de vida e que a genética reaponde por no maximo 20%!

Então vamos começar hoje!!!porque o que podemos fazer é mudar nossos hábitos.

O que pode ser feito hoje

– LEVAR O LANCHE PARA O TRABALHO – FRUTA, MIX FRUTAS SECAS E NUTS, BARRA CEREAL

– MARCAR NOS COMPROMISSOS DA SEMANA OS HORÁRIOS DA ATIVIDADE FISICA – caminhadas, bicicleta, dança, pilates, yoga, natação, futebol, ir ou voltar a pé para o trabalho …

– SÓ HOJE VOU MASTIGAR BEM E COMER DEVAGAR, NÃO VOU ME SERVIR DE FRITURAS E DE SOBREMESA

– COMPRAR ALFACE, RUCULA ou RADITE ou AGRIÃO, BROTOS, TOMATE, CENOURA – deixar as folhas lavadas e secas, guardar em potes com folhas de papel toalha para que durem toda a semana

– FAZER UMA LISTA DE COMPRAS COM AS FRUTAS E OS DEMAIS ALIMENTOS QUE PRECISA PARA O QUE VAI COMER DURANTE A SEMANA

– PROVIDENCIAR e ORGANIZAR A FORMA QUE IRÁ TOMAR ÁGUA – garrafinha, jarra sobre a mesa de trabalho, copinhos, filtro…

ACHO QUE PARA COMEÇAR JÁ ESTÁ DE BOM TAMANHO, CERTAMENTE COM ESTAS ATITUDES JÁ VAI MELHORAR A DISPOSIÇÃO E BEM ESTAR, AS DEMAIS INFORMAÇÕES VÃO SURGINDO A MEDIDA QUE A NECESSIDADE SURGIR. Mas certamente o seu corpo vai agradecer!

A diferença entre doença celíaca e sensibilidade ao gluten

Espectro da doença celíaca

 

Somos únicos e resultamos da interação de nosso exclusivo genótipo com o meio ambiente. Isso se reflete em nosso temperamento, nossa imunidade, nossa pele, sede e apetite. Por exemplo, pessoas que vivem em ambientes muito frios tendem a ter a pele mais clara, comem alimentos com mais gordura e são mais introspectivos. No que se refere aos alimentos não é diferente, possuímos reações individuais a eles.

Read More

FRUTAS VERMELHAS e ÁCIDO ELAGICO

frutas-vermelhas

Aproveite a estação das frutas vermelhas e roxas como morangos, framboesas, amoras para aumentar o seu consumo de ACIDO ELÁGICO! Este polifenol responsável pela coloração vermelha destas frutas, tem potente ação antioxidante contra os possíveis danos causados pelo sol e que poderiam agredir o DNA destas frutas.
Então, da mesma forma que o ácido elágico protege a fruta, pode proteger nossas células dos danos provocados pelo sol.

Read More

SUCO VERDE

suco-verde

Ele deve ser composto de :

– 1 fruta – escolha entre maçã, pera, banana, mamão, melão, abacaxi

– 1 hortaliça –  couve, espinafre, agrião, alface ou raiz – inhame, cenoura, beterraba

– 1 semente – amêndoas (6), chia ( 1 col chá), linhaça (1 col chá), castanha Pará (1 uni) ou mistura de sementes – 1 colher de sopa

Read More

O QUE É DETOX?

detox

O QUE É DETOX?

Processo realizado por um organismo, que busque a eliminação (ou redução da atividade) de determinadas substâncias – nível celular ou orgânico.
O fígado é o órgão responsável por 60% da transformação de toxinas em produtos que possam ser eliminados na forma hidrossolúvel, ou seja pelo intestino (20% na forma de fezes) e rins e glândulas pelo suor e urina.

Read More

LIDANDO COM DIA SEGUINTE!

Para lidar com a ressaca e toda a sobrecarga que o organismo precisou elaborar, é preciso programar uma DESINTOXICAÇÃO.

Seu aparelho digestivo, certamente teve muito trabalho extra – o estômago precisou fabricar mais suco gástrico, o fígado mais bile, além de precisar neutralizar as toxinas presentes pelo álcool. O intestino, além de precisar produzir mais suco entérico, ainda fica com o trânsito mais lento.

Read More

LEGENDA PARA RECEITAS 

SG sem gluten
SL sem leite
SS sem soja
SA sem açúcar
SO sem ovos
LOW CARB – baixo teor de carboidratos
DETOX – alto poder desintoxicante
V – vegetariana
VEG – vegana

SG/ SL/SS/ SA/SO/LOW CARB/DETOX/V/VEG

Iniciando uma mudança alimentar, estamos valorizando a vida.

O tempo em que o nutricionista servia para calcular a necessidade de energia e elaborar um cardápio equilibrado já passou. Isso já não basta, a nutrição hoje está em crescente evolução, pois os trabalhos que estão sendo feitos dentro da medicina preventiva, e porque não, curativa, estão provando cada dia mais que a alimentação desempenha um papel fundamental em nossa saúde e bem estar.

Read More

REFRIGERANTES : porque não devemos tomar?

Versão com açúcar: 1 copo 200 ml contém 2 colheres de sopa de açúcar

O açúcar é um alimento que dá uma falsa informação de que o corpo está recebendo nutrientes, fazendo com que o corpo mobilize uma série de enzimas (feitas a partir de vitaminas) para “ aproveitar” a suposta energia vinda do açúcar. Só que o açúcar não tem nada de vitaminas, minerais ou qualquer outro nutriente, então o que acontece? O corpo só acumula sob forma de gordura, além de queimar vitaminas e minerais que o corpo contém. Resumindo, o açúcar desnutre e intoxica no lugar de alimentar. Versão sem açúcar: A versão diet ou zero dos refrigerantes costuma oferecer mais cafeína, e quanto mais cafeína, mais adrenalina e para manter níveis adequados de glicemia com tanto estímulo o cérebro passa a “pedir” mais carboidratos e açúcar, formando um círculo vicioso.

Read More

OS BENEFICIOS DE COMER DE FORMA SAUDÁVEL

O tempo em que o nutricionista servia para calcular a necessidade de energia e elaborar um cardápio equilibrado já passou. Isso já não basta!
A nutrição está em crescente evolução, pois hoje falamos em nutrigenética e nutrigenomica aonde através de uma alimentação adequada, podemos modular nossos genes. Podemos prevenir doenças futuras, podemos reduzir o impacto de doenças já existentes e mais evitar que nossos filhos tenham as doenças que nossos avós e pais tiveram.

Read More
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Se gostou, siga-nos nas redes sociais :D