Originária do nosso Cerrado esta castanha, que na verdade é uma amêndoa, é fantástica em termos de composição nutricional. Alémde ácido graxos monoinsaturados, o que chamamos de gorduras do bem, é uma das oleaginosas que oferece mais proteína e menos carboidratos, ou seja é ideal para quem quer ou precisa de um petisco de baixa carga glicemica.
Tem um bom conteúdo de fitosterois que contribuem para reduzir a absorção de colesterol, evitando a oxidação do LDL.
Depois da noz pecâ é que tem mais ômega 3 o que aumenta ainda mais seu beneficio anti inflamatório e antioxidante.
A pele é rica em fioquimicos como as antocianidinas, com ação anti radicais livres.
Antes de pensar que ela é calórica e que o custo é alto, saiba que ela é levinha e rende bastante. Por ser rica em fibras, dá bastante saciedade.

Veja sua composição em 100 g

41 g de gorduras, sendo 2,22 g de omega 3

26,22 g de proteínas

10,95 g de carboidratos

518 kcal

PREVINA A INFECÇÃO URINÁRIA ATRAVÉS DA NUTRIÇÃO

PREVENINDO AS INFECÇÕES URINÁRIAS

As mulheres (homens também, mas em menor número) costumam ser acometidas por infecções urinárias de repetição, as causas são variadas como alterações hormonais, estresse, deficiências nutricionais, alergias alimentares, medicamentos, disbiose…
Esta infecção ocorre quando a bactéria Escherichia coli entra no sistema urinário – rins , bexiga ou uretra – especialmente se o sistema imunológico estiver enfraquecido . Isso pode não só permitir a entrada de bactérias, mas dar espaço suficiente para que as bactérias se multipliquem.

Identificar e corrigir alguns hábitos contribui para evitar sua repetição. O ideal é combater assim que os primeiros sinais aparecem, mas algumas vezes elas podem ser silenciosas – isso prova que prevenção é tudo!

BEBER MAIS ÁGUA AO LONGO DO DIA – evita que as bactérias possam se alojar no trato urinário pois a urina fica mais diluída.

MANTER UMA ALIMENTAÇÃO VARIADA – quando consumimos diferentes alimentos de boa qualidade, oferecemos nutrientes diversos, reduzindo o risco de deficiências nutricionais. Minerais como magnésio, zinco e selênio vitaminas como A, C, B2, B5, B3 são fundamentais para manter a imunidade evitando o alojamento de bactérias.

CONSUMIR DIARIAMENTE ANTIOXIDANTES – frutas, ervas, especiarias, vegetais e legumes são ricos em substancias antioxidantes e antinflamatórias que combatem os radicais livres. Isso reduz a possibilidade de promover inflamações.
Aqui alguns alimentos já estudados por seus benefícios na prevenção das infecções:

CANELA –   Esta casca de árvore tem sido usada como um medicamento terapêutico há séculos. Estudos têm mostrado que a canela tem propriedades anti fúngicas, anti bacterianas e anti – parasitárias. Sendo assim,

Cinnamon in closeup

ela contribui para reduzir as infecções do trato urinário pela E. coli e infecções por fungos como a Cândida albicans.
Ao comprar canela, verifique se ele é fresca, verificando que manteve o seu doce cheirar . Guarde-o em um recipiente hermético em um lugar frio, de modo a manter o seu sabor. Canela assim armazenada vai manter a sua frescura durante mais de 12 meses.
Além disso, a canela melhora a sensibilidade a insulina, reduzindo a necessidade de comer açúcar, o que melhora a imunidade.

CRANBERRY – o suco desta fruta, rica em proantocianidinas com ação antibactericida e antinflamatória, se mostrou muito eficaz ao combater a adesão da bactéria E.coli no trato urinário. Ela não é produzida no Brasil, mas pode ser encontrada na forma de sucos ou desidratada. O suco para a prevenção é mais indicado devido a concentração maior da fruta. Para a prevenção, estudos revelam que a partir de 250 ml de seu suco por dia. Considero a forma mais adequada para consumo: distribuir em pequenas doses ao longo do dia – por exemplo  3 doses de 100 ml. Esta estratégia pode ter uma ação mais eficaz, tanto por seus efeitos antibactericidas quanto antioxidantes promovidas pela fruta.

D-MANOSE – esta substância é um monossacarídeo presente em vários alimentos. Ela tem sua absorção feita no intestino e eliminada via urina. Tem afinidade por bactérias e no canal urinário, facilita sua eliminação, evitando a fixação das bactérias causadoras da infecção.
Muitas frutas contêm níveis elevados de manose. Estes incluem groselha negra, groselha vermelha, groselha, amora, suco de cranberry, tomate, maçã, pêssego, laranja e mirtilo.
Os legumes também são uma boa fonte de manose. Altos níveis de manose são encontrados em grãos verdes, repolho, brócolis, berinjela, nabo, grão de café verde, cogumelos shiitake e algas.
A manose também é encontrada em goma de alfarroba, a goma extraída da planta de alfarroba, e de goma de guar, a fibra a partir das sementes da planta guar. Na planta de goma de guar e de alfarroba, a manose está na forma de galactomanano, que são polímeros de manose e galactose.
Uma fonte de manose em ervas é a planta de Aloe vera. A Aloe vera contém acemanana, uma cadeia de moléculas de polissacarídeos de manose. Ela também é encontrada na pimenta caiena.
A manose é encontrada em feno-grego. As sementes de feno-grego são pequenas, marrons amareladas, da vagem de uma planta tipo grão. No feno-grego, a manose está na forma de um galactomanano, um polissacarídeo de manose e galactose. A manose também é encontrada na soja, feijão e feijão-de-lima.

Atualmente o mercado disponibiliza produtos prontos na forma de cápsulas e saches com a associação de manose + cranberry + canela para esta ação de prevenção.

Agora já sabe : para evitar cistites e infecções urinárias de repetição inclua estes hábitos em sua rotina diária. Incremente sua dieta com os alimentos que combatem as bactérias. Mas lembre-se nada substitui a consulta com seu nutricionista e médico para investigar e tratar as causas.
A NUTRIÇÃO ADEQUADA PREVINE RESPOSTAS INDESEJADAS DO SEU CORPO!

A BATATA QUE REDUZ A GLICEMIA

Na aparência lembra uma batata-doce. Mas o gosto e a consistência remetem mais a uma pera madura.
Estranho, não? Trata-se da yacón, um alimento usado pelos japoneses que pode modificar significativamente as formas de controle do diabetes. 

Qual a diferença da batata Yacon para a batata comum?
A batata Yacon é uma planta herbácea originada nos Andes, e cultivada na Colômbia, Equador e Peru, em altas altitudes.
O tubérculo tem sabor de pera e melão. Essa batata, ao contrário dos outros tubérculos, contém grande quantidade de uma fibra chamada INULINA. Tem alto poder adoçante e baixo teor calórico, sendo fermentada pelas bactérias benéficas da flora intestinal ao chegar ao cólon. A batata Yacon não aumenta a glicemia ou nível sérico de insulina, sendo, portanto, indicada para os diabéticos. Suas folhas são usadas como forma adjuvante de tratamento, sob forma de chá, a fim de reduzir a glicemia e o colesterol.

O papel da inulina na saúde

  1. O amido e a inulina são carboidratos complexos formados por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. A diferença é que a inulina é composta na sua maioria por unidades de frutose (carboidrato simples) com uma de glicose terminal, sendo a ligação entre as moléculas de frutose, uma molécula de sacarose associada a n moléculas de frutose.
  2. A inulina tem valor calórico reduzido: 1 Kcal/g enquanto que do amido é de 4 Kcal/g). Isso se deve ao fato que as ligações entre as moléculas de frutose não são digeríveis no trato gastrintestinal e, por isso, chegam quase íntegras ao intestino grosso.
  3. A inulina ao chegar no intestino grosso é fermentada pela microflora: produzindo gases; ácidos graxos voláteis ou são excretadas. Por isso ela não aumenta a glicemia. Os ácidos graxos voláteis podem ser absorvidos e ao chegar no fígado reduz a síntese de colesterol.
Composição em 100 g de Yacon
Energía cal 54,0
proteina g 0,3
gordura g 0,3
carboidrato g 12,5
Fibra g 0,5
Calcio mg 23,0
Fósforo mg 21,0
Vitamina C mg 13,1

MODULAÇÃO HORMONAL E NUTRIÇÃO FUNCIONAL

A principal ação dos alimentos, ervas e especiarias frente a ação hormonal ocorre no sentido de evitar que os hormônios desviem sua principal rota de ação. Uma vez que os hormônios são substâncias que servem para comunicar os órgãos e gerar funções, eles precisam estar ligados a receptores para evitar que desviem sua ação esperada e se vinculem a receptores inadequados. Substâncias pró inflamatórias e xenobióticos podem afetar a ação destes receptores interferindo na ação do hormônio, seja aumentando sua ação, convertendo a um outro hormônio com atividade deletéria ou bloqueando sua ação.
Podemos contribuir com dois movimentos bem importantes para evitar os sintomas decorrentes destes desequilíbrios

1- reduzir a exposição a agentes tóxicos (xenobióticos) que exercem ação nos receptores hormonais, impedindo a ação natural e esperando ou promovendo uma atividade inflamatória
Tinturas de cabelo (use tintura de coentro nos dias da tintura) , batom (retire antes de comer), maquiagem, perfumes,
embalagens de alimentos (use vidro), plásticos, fertilizantes e pesticidas (prefira orgânicos) , hormônios das carnes, ovos e produtos lácteos, hormônios presentes na água…

2- aumentar a exposição a alimentos com ação anti-inflamatória e antioxidante que atuem nos receptores hormonais

Seguem alguns exemplos abaixo listados:  

Lignanas : promovem redução dos sintomas como calorões e insônia.
– Linhaça, chia, quinua, gergelim ( coumestrol ), alho porró,
O azeite de oliva evita doenças hormônio dependentes como o câncer. Tem efeito antiestrogênico.

Frutas vermelhas : ricas em ácido elágico, interessante para sintomas de TPM e menopausa. Ação inibidora da aromatase o que mantem a ação hormonal.
– Melancia, morango, framboesa, romã

Frutas e vegetais roxos : ricos em antocianinas, que exercem ação antinflamatória

– Jabuticaba, açaí, repolho, cebola roxa, amora, uva

Vegetais crucíferos : ricos em glicosinolatos (indol 3 carbinol) que evitam que o estrogênio forme estrona, um hormônio com ação pró inflamatória e carcinogenica.
Brócolis, couve flor, couve, repolho, agrião, rucula, couve chinesa 

ERVAS e ESPECIARIAS:
SÁLVIA, HORTELÃ (reduz a testosterona em excesso), OREGANO, ALECRIM – contribuem para liberaros receptores hormonais favorecendo a ação adequada dos hormônios sexuais

Cúrcuma (açafrão) : forte ação antinflamatória e antioxidante (fonte de glutationa) , regula o ciclomenstural e reduz os sintomas do período menstrual. Reduz os sintomas emocionais na TPM e menopausa.  Pode usar na  comida ou salada (não aquecer),  acompanhado de pimenta do reino para aumentar a biodisponibilidade

GELEIA REAL – ação antinflamatória, hipotensiva, vasodilatadora. Reduz os níveis de colesterol que costuma se elevar na menopausa. Interage com os receptores de estrogênio contribuindo para manter níveis de libido adequados.

ALIMENTOS RICOS EM MELATONINA – favorecem o sono e a ação reparadora das funções cerebrais
gengibre, repolho, cebolinha, cenoura, maçã, abacaxi, pepino

 

SUA DIGESTÃO ESTÁ BOA?

 

– costuma ter gases durante o dia todo? Ou eles só aparecem no final do dia?
– sente azia e desconforto após as refeições? Sente distensão abdominal (estufamento) depois de comer?
– tem a sensação que o alimento está parado no seu estômago?

Faço aqui dois questionamentos:

– MASTIGAÇÃO ADEQUADA ? A velocidade na qual fizemos nossas refeições pode interferir na capacidade de nosso estomago digerir aquilo que comemos. A SALIVA tem um papel umedecedor e de reparo dos tecidos do esôfago e boca. Quando mastigamos pouco, reduzimos nossa produção de saliva, interferindo na digestão.
Nossos DENTES são estruturas muito fortes e resistentes com um papel fundamental – rasgar, amassar e triturar os alimentos.
Se nossas refeições são muito rápidas e mastigamos pouco, significa que não usamos nossos dentes da forma certa.
Pouca saliva e pouca mastigação irão resultar em pedaços grandes de alimento dentro do estomago e isso pode deixar a DIGESTÃO mais LENTA!!!

– DIGESTÃO ADEQUADA ? para que a digestão ocorra de forma adequada precisamos de enzimas e ácidos no estomago, para dissolver e amassar os alimentos que comemos. Para formar enzimas e ácidos precisamos de alguns nutrientes adequados como zinco, magnésio, colina, potássio, fosforo, vitamina B12 entre outros.
Falta de nutrientes, pouca mastigação e excesso de líquidos durante as refeições pode prejudicar a digestão adequada.
Há ainda um fator a considerar que está relacionado com nossas atividades diárias: enquanto comemos olhamos o celular e respondemos mensagens, decidimos, ouvimos, vemos … o que isso pode causar? Maior liberação de adrenalina, menor liberação de enzimas e sucos digestivos.
Nossos dentes são o scanner do corpo, eles podem rastrear o que estamos ingerindo e nos preparando para receber o alimento.
ENQUANTO ESTIVER COMENDO APENAS MASTIGUE, SABOREIE e RESPIRE CALMAMENTE.

DELICIOSA E SAUDÁVEL FRUTA DO VERÃO

Ela é linda e refrescante, no verão seu preço é bastante acessível, mas seus encantos não param por aí…
A melancia (Citrullus lanatus) é da família Cucurbitaceae. Em 100g fornece 30 kcal, 92% de água, 7,55% de carboidratos.
O maior destaque desta fruta tão linda, se dá por conta dos seus fitoquímicos como os carotenoides e flavonoides, vitamina C, B1, B6, potássio e magnésio.
Um dos carotenoides mais importantes da melancia é o que garante sua cor vermelha é o LICOPENO, um fitoquímico que inibe espécies reativas causadoras de danos as células e que podem gerar câncer, degeneração macular, doenças auto imunes e inflamações. O licopeno da melancia está disponível para ser usado pelas células (há melhor absorção se comermos algumas sementinhas, pois a gordura destas, melhora a biodisponibilidade do licopeno), melhor que o licopeno do tomate que é melhor absorvido cozido e com óleo.
O licopeno quando associado a outros carotenoides como o beta caroteno, mostrou melhor efeito protetor sobre o envelhecimento da pele, melhora nas rugas e elasticidade.
A melancia ainda fornece boas quantidades de um aminoácidonão essencial chamado CITRULINA, que é precursor da arginina, este um aminoácido essencial aos vasos sanguíneos e músculos. A citrulina pode contribuir para reduzir a fadiga e melhorar a resistência durante os treinos. Uma dica é tomar um suco de melancia antes de malhar. A arginina contribui para a função imune e cardiovascular.
Outro fitoquímico presente na melancia é o ácido elágico que melhora a vermelhidão na pele induzida pela luz solar.
A natureza é sábia: nos dá a melancia no verão que é o período em que estamos mais expostos a luz solar e a altas temperaturas.
sugestão: congele a melancia e triture no liquidificador com lascas de gengibre ou raspas de limão siciliano para tomar um sorvete bem refrescante.

VINAGRE DE MAÇÃ E SEUS BENEFÍCIOS

Vários sites e publicações vem enaltecendo os benefícios do vinagre de maçã. Baseado nos artigos que pesquisei os  resultados até agora foram encontrados em animais, mas o hábito de consumir alimentos fermentados vem de longa data. Talvez os grandes benefícios do vinagre de maçã se relacione com o fato de ser um alimento fermentado e vivo. A fermentação estimula a produção de enzimas e o crescimento de bactérias que contribuem com nossa digestão e metabolização, o que talvez justifique os benefícios promovidos por este alimento.

CONTROLA O NÍVEL DE GLICOSE DO SANGUE

Estudos demonstraram redução nos níveis de glicose e melhora da sensibilidade a insulina, o que é bastante interessante para as pessoas que estão com níveis elevados de glicose, aumento da circunferência abdominal e excesso de peso.

PERDA DE PESO
Por ser um alimento rico em enzimas e bactérias benéficas ajuda a manter a saúde digestiva e intestinal, o que são fatores primordiais para a perda de peso.  Seu consumo aumenta a saciedade e regula a glicemia, o que contribui para a perda de peso. Sozinho não emagrece, mas associado a uma dieta saudável, pode contribuir para o sucesso na perda de peso.

MELHORA DA PELE, PREVENINDO ACNE
Enzimas e ácidos presentes no vinagre de maçã podem inibir a bactéria causadora da acne. Ao promover o equilíbrio da microbiota intestinal, melhora o equilibrio da microbiota da pele.

REDUÇÃO DO COLESTEROL
Estudos em animais mostraram que o vinagre de maçã contribui para reduzir os níveis de LDL colesterol e aumentar o HDL colesterol

REDUÇÃO DA PRESSÃO SANGUINEA

O acido acético pode contribuir para equilibrar os níveis de pressão sanguínea quando associado a bons hábitos de vida

MELHORA DO REFLUXO GASTRO ESOFÁGICO

O vinagre de maçã contribui para reduzir os sintomas de refluxo gastro esofágico por oferecer acido durante as refeições. Para que a digestão de proteínas ocorra, é preciso a presença de ácido no estomago. Se a digestão ocorrer com mais facilidade, evita-se que o alimento fique fermentando, estimulando produção excessiva de acido após a refeição, trazendo o refluxo para o esofago.

MELHORA DO PH SANGUINEO – assim como o limão, o vinagre de maçã, inverte seu pH após a digestão alcalinizando o ambiente sanguíneo.
Nossa alimentação ocidental com carnes, açúcares e industrializados acidifica o sangue.  O ideal é que usemos alimentos que alcalinizem, pois em ph ácido bactérias, vírus e células cancerígenas se desenvolvem com mais facilidade.

AÇÃO DETOXIFICANTE – contribui para eliminartoxinas ao estimular a drenagem linfática e melhorar a circulação sanguínea

Como usar?

1 colher de sopa de vinagre diluída em 100 ml de água antes das refeições

DICA IMPORTANTE :Procure um vinagre de maçã orgânico e que não seja aquecido, pois desta forma as enzimas e bactérias responsáveis pelos benefícios descritos  estarão integras

 

 

A importância de tomar água

Não esqueça de tomar água !!!!

Uma dieta balanceada deve fornecer um aporte adequado de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras. Estes nutrientes são essenciais ao nosso corpo, mas há um outro nutriente essencial que costuma ser esquecido, a água.
            Nos dias mais frios costumamos deixar de beber água, mas como estamos em ambientes fechados e expostos a ar condicionado e aquecedores, a hidratação é bastante necessária para repor o que é trocado com o meio.
Depois do oxigênio a água é o elemento mais importante para a vida. Nosso corpo é constituído de aproximadamente 70 % de água. Podemos sobreviver semanas sem comida, mas sobrevivemos poucos dias sem água.
Várias reações químicas dependem da água, pois o sangue é constituído de 90% de água. Realiza o transporte de nutrientes de todo o metabolismo.
Lubrificante das fezes, auxilia a motilidade intestinal, hidratando as fibras consumidas na dieta e facilitando a evacuação. Absorve-se água em todo o trajeto do aparelho digestivo, desde o estômago até o reto. Estima-se um consumo de 500 ml de água apenas no intestino.
Auxilia nos casos em que há tendência a retenção hídrica, eliminando toxinas através dos rins que são os filtros do corpo.
A água ajuda a regular a temperatura corporal, por isso ao contrário do que se pensa no inverno precisamos de água, pois nosso corpo sofre grandes alterações de temperatura.
Nossa pele, considerado o maior órgão do corpo humano, necessita de 350 ml para realizar as trocas com o ambiente externo. No inverno, vivemos expostos à aquecedores, estufas, ar condicionado, vento gelado, muita umidade no ar, entre outros. Para manter a pele hidratada e com vitalidade a água é fundamental.
Serve como veículo de substâncias renovadoras e reparadoras dos tecidos.
Muitas vezes pensamos que estamos com fome e na realidade o que sentimos é sede, portanto um copo dágua pode ajudar na hora daquela fome sem explicação.

Dicas de consumo:

–  usar com limão espremido
–  tomar o primeiro copo dágua em jejum.
–  antes de beliscar tome um copo dágua.
–  leve consigo uma garrafinha com água.
– prepare água aromatizada com ervas – alecrim, hortelã, canela, cravo, gengibre, manjericão…

–  mantenha a água ao seu alcance, estando sempre à sua disposição e vinculada às atividades que desempenha a maior parte do tempo. Pode ajudar a formar o hábito.

 

       Necessidade média de líquidos em 24 horas
Temperatura normal Temperatura elevada
urina                  1400 ml urina                  1200 ml
fezes                    100 ml fezes                    100 ml
suor                     100 ml suor                    1400 ml
Pele                    350 ml Pele                      350 ml
Respiração        350 ml Respiração           250 ml
Consumo total 2300 ml Consumo total    3300 ml

 

SAIBA MAIS SOBRE O CACAU E SEUS BENEFICIOS


CACAU

O chocolate consiste em uma série de produtos crus e processados derivados da semente dervore do cacau. A palavra “ Theobroma” vem do grego e significa “alimentos dos deuses”. Em 1520 o chocolate, misturado com baunilha e açúcar, foi introduzido na Europa pelos exploradores espanhóis.

A quantidade de gorduras das sementes é de 40-50%, enquanto que os polifenóis compõem aproximadamente 10% do peso seco do grão. O chocolate também é fonte de minerais, como o potássio, zinco, selênio e magnésio, juntamente com vitamina E, gordura saturada (60%), monoinsaturada (35%) e ácido linoleico (3%). A quantidade de magnésio do chocolate e do cacau é extremamente alta (100mg/100mg e 520mg/100g, respectivamente).

O cacau também é fonte de ácidos graxos. O ácido oleico e o ácido esteárico constituem cerca de 66% da composição da manteiga de cacau (33% de cada). Adicionalmente, o chocolate possuiuma proporção de gordura sob a forma de ácido palmítico.

O chocolate também contém componentes com ação farmacológica, como aminas biogênic Theobroma cacao. Ele é originário do México, onde os Maias, Incas e Astecas cultivavam a áas e metilxantinas. As principais aminas biogênicas presentes no chocolate são a tiramina e feniletilamina (PEA, do inglês, phenylethylamine). Dentre as metilxantinas, o chocolate é fonte de metilcantinas alcaloides, como a cafeína (1,3,7 – trimetilxantina) e teobromina (3,7 – dimentilxantina), ambas com ação estimulante.

– Flavonóides

– Efeitos benéficos dos compostos fenólicos

– Ação antioxidante

– Inibição da oxidação do LDL colesterol

– Efeitos anti-inflamatórios do cacau

– Proteção contra doenças cardiovasculares

– Inibição da agregação plaquetária

– Redução da pressão arterial

– Atividade neuroprotetora

O consumo de flavonoides pode estar associado a um menor risco de demência, menor prevalência de declínio cognitivo e melhor performance cognitiva em indivíduos idosos.

Recomendações de consumo

Todos os efeitos benéficos discutidos neste capítulo são resultantes dos compostos bioativos presentes no cacau, sendo o chocolate um alimento que contém cacau em sua composição. Mas é importante ressaltar que o conteúdo de cacau nos diferentes tipos de chocolate varia consideravelmente, assim como também varia a concentração de polifenóis presentes em diferentes tipos de cacau. O paladar brasileiro está mais acostumado com um produto adocicado, com alto teor de leite, açúcar e gorduras hidrogenadas. Crianças e adultos brasileiros têm preferência pelo chocolate ao leite, cujo teor de cacau é de apenas 25 a 35%.

O consumo de altas quantidades de chocolate ao leite pode, potencialmente, trazer mais efeitos prejudiciais do que benéficos, tendo em vista a presença de outros macronutrientes, como a gordura saturada adicionada e o açúcar. Portanto, recomenda-se a opção de produtos contendo alta concentração de cacau (70% ou mais), o cacau em pó ou os nibs de cacau.

Por que o chocolate vicia?

 

Ao sucumbir ao primeiro pedaço, inicia-se um grande dilema.

Não consigo parar no primeiro pedacinho, e depois que como em um dia, sinto falta no dia seguinte. ”   Esta reação em cadeia provocada pelo chocolate pode ser explicada por uma série de substâncias químicas presentes no chocolate.

A teobromina é uma xantina ativadora do sistema nervoso central que estimula nossas atividades cerebrais, causando dependência química.

Outra substância encontrada é a feniletilamina, que é bastante similar a uma substância produzida por nossos neurotransmissores e que dá sensação de bem estar, é a mesma liberada pela atividade física. Mas o aminoácido triptofano, presente em grande quantidade no chocolate, é precursor do neurotrasmissor serotonina, que dá sensação de prazer e relaxamento. E como este alimento ainda oferece alto teor de carboidratos, facilita o transporte de triptofano no receptor para produzir serotonina.
Estudos mostram que o cacau é um alimento funcional pelo alto teor de flavonoides, com ação antioxidante, antinflamatória e termogênica. Porém estes benefícios se tornam mais disponíveis nas versões de chocolate com maior teor de cacau, com menos açúcar e sem leite na composição.

Por todos estes motivos e por seu sabor inigualável o chocolate estabelece conosco uma relação bastante amorosa.

Para algumas pessoas, o chocolate não chega a representar um grande problema. Conseguem conviver bem com ele. Aproveitam, deliciam-se, mas não se deixam contaminar. Um, dois ou até três pedaços são suficientes para que a pessoa se sinta agraciada e consiga voltar a seu ritmo de alimentação. Porém, algumas pessoas que são mais sensíveis ou estão vivendo um momento de estresse acabam buscando no chocolate a parceria para seus momentos de fragilidade.

As versões de chocolate mais tradicionais no mercado são compostos de uma quantidade pequena  de cacau (10 a 15%) muito açúcar, leite e gordura vegetal, o que pode desencadear inúmeras consequências para quem exagera na dose. Diabetes, obesidade, hipertensão, enxaquecas, acne, pele oleosa …  O leite contem caseína, uma proteina que se liga nos flavonoides do cacau, tornando-os menos disponíveis para as células.

Para os apaixonados por chocolate, sugiro incluir na dieta alimentar uma porção de chocolate com mais de 50% de cacau (sem leite e com menos açúcar), que irá disponibilizar os fatores protetores e os que desencadeiam prazer e relaxamento. Com boas escolhas é possivel aliar o saudável ao prazer

 

 

COMO SUBSTITUIR O GLUTEN DA DIETA?

O que é gluten? Proteína presente  no trigo, centeio e cevada

Encontrada em pães (francês, milho, aipim, integrais)massas, bolos, biscoitos, pizzas, rissoles, empadas,

A aveia não contem glúten, mas pode ser contaminada por ele na plantação e no armazenamento, avalie se tolera ou não antes de consumir

O gluten é uma proteina altamente elástica, dá flexibilidade e maciez as massas e pães.

Esta mesma elasticidade no intestino pode se acumular e causar alterações na mucosa, provocando a hiperpermeabilidade intestinal, que vem a ser a passagem de pedaços de alimentos que foram mal digeridos e quando isto acontece, nosso sistema de defesa entra em ação para combater, pois entende estes pedaços de alimento como inimigos que deve ser combatidos.

a ação do sistema imune do intestino, se for constante, vai provocar deficiência de nutrientes, facilidade para causar alergias e redução da capacidade de defesa imunológica, sem falar dos danos ao funcionamento intestinal.

Como substituir o gluten na minha alimentação?

Batata (fécula de batata), batata doce, cará, inhame, aipim (farinha de mandioca, polvilho, tapioca, sagu), milho (polenta)

arroz (farinha de arroz, arroz integral e branco, biscoitos de arroz)

quinua, amaranto, chia, linhaça, farinha de coco, farinha de amendoas

feijão, lentilha, grão de bico

Sugestões de refeições sem gluten

arroz, feijão, carne e salada

tapioca com recheio salgado ou doce

Purê de batata, carne e salada

Polenta, frango e salada

Massa de arroz ou grão de bico ou milho com molho e salada

Sanduiche de pão sem gluten, atum, vegetais

Escondidinho de aipim ou mandioquinha ou batata com carne ou legumes ou cogumelos

Omelete com salada

Risotos

Lanches : biscoito de arroz, biscoito de polvilho, granola sem gluten, frutas, castanhas, tapioca com banana e canela ou geleia e óleo de coco, bolo feito sem gluten, suco de fruta e pão sem gluten

 

WHEY PROTEIN – saiba mais …

WHEY PROTEIN está na moda, revistas, academias, receitas em toda a parte alguém está usando ou comprando para usar.

Mas vamos esclarecer alguns mitos:

Whey protein só serve para ganhar músculo – não é verdade, pois ele é uma fonte proteica que vem sendo muito estudado. Inúmeros benefícios como saciedade e controle da glicemia, além da síntese muscular, tem se revelado. Assim, é indicado para quem deseja ter mais saciedade, pois ajuda a suprimir a grelina, um neuropeptideo que estimula o apetite. Whey protein tem se mostrado eficaz em idosos para prevenir e reduzir a perda de massa magra (sarcopenia), em diabéticos para controle da glicemia.

O termo whey protein (do inglês, proteína do soro) refere-se às proteínas isoladas do soro de leite. Essas proteínas são extraídas da porção aquosa do leite gerada durante o processo de fabricação de queijos e coalhadas. A constituição das proteínas do soro pode variar em tamanho, peso molecular e função, fornecendo a esse grupo protéico características específicas. São subdivididos nas denominadas frações, dentre as quais, principalmente: a beta-lactoglobulina, a alfalactoalbumina, a albumina do soro bovino, as imunoglobulinas e os glicomacropeptídeos.

Existem diferentes tipos de produto à base de whey protein disponíveis no mercado, que se diferenciam quanto a processo de extração; digestibilidade e velocidade de absorção; teores de proteínas, gorduras, carboidratos, lactose e presença de substâncias bioativas.

CONCENTRADO – uma desidratação do soro do leite aonde estão inclusas as proteínas e na maioria das vezes há um grande percentual de lactose

ISOLADO – aonde as proteínas são separadas da lactose, conseguindo um aporte de aminoácidos maior

HIDROLISADO – através de um processo enzimático a lactose e as proteínas são quebradas em aminoácidos se tornando mais apropriado para casos de alergia a proteína do leite e intolerância a lactose.

Mas atenção: não é porque é bom e todo mundo usa que dá pra sair consumindo livremente – biscoitos, smoothies, bolos …
Como todo complemento deve ser prescrito por um profissional qualificado, que irá observar as necessidades individuais, determinando as dosagens e os horários mais adequados para seu consumo.

 O QUE É ADITIVO ALIMENTAR?

Sabe o que é aditivo alimentar?

Todo e qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos sem propósito de nutrir, tem por objetivo alterar as condições deste alimento, mantendo mais tempo para a compra, sendo consumido sem estragar ou para aumentar o sabor e a aceitação destes pelos consumidores.
Estes alimentos são liberados pela Anvisa, pois o critério adotado é de a quantidade consumida não ultrapassa os níveis seguros.
Quem disse que o consumo será em quantidade segura ?
Quantas porções ao dia de produtos industrizalizados estão sendo consumidos?
Como está o funcionamento dos órgãos para que a eliminação seja adequada?    

Estes produtos por serem químicos, fazem passagem pelo fígado, que utiliza reações químicas para metabolizar e eliminar estas substâncias. Após esta transformação a substancia vai para o intestino ou rins para a completa eliminação. Todo este processo (caso ocorra de forma adequada) demanda inúmeros nutrientes como vitaminas, minerais, aminoácidos.  Caso não haja a disponibilidade dos nutrientes, há sobrecarga de fígado,intestino, pele e rins podendo levar a acne, pele oleosa, alergias, fadiga, irritabilidade, enxaqueca…
Outro aspecto a analisar é que o uso de nutrientes para fazer a metabolização de substâncias químicas, leva a deficiência para outras reações químicas importantes, desencadeando diversos sintomas como queda de cabelo, insônia, indisposição, dores musculares e articulares, problemas gastrintestinais…

Comece a ler nos rótulos dos produtos industrializados a quantidade destes compostos químicos que tem os nomes listados abaixo:

– AGENTE DE MA
SSA

– ANTI UMECTANTE

-ANTI ESPUMANTE

– ANTIOXIDANTE

– CORANTE

-CONSERVADOR

– EDULCORANTE

-ESPESSANTE

– GELEIFICANTE

-ESTABILIZANTE

-AROMATIZANTE

-REGULADOR DE ACIDEZ

-EMULSIFICANTE

-REALÇADOR DE SABOR

-AGENTE DE FIRMEZA

– SEQUESTRANTE

COMO PERDER A BARRIGA?

Com o passar dos anos vamos ganhando a famosa barriguinha e inicia a lutacontra ela, algumas dicas podem ajudar a combatê-la.
1) DIETA EQUILIBRADA 
Evite mobilizar muita insulina: a insulina é um hormônio que quando está circulando avisa às células que elas devem produzir gordura. O papel da insulina é manter os níveis de açúcar do sangue equilibrados entre 80 e 100 mg/dl. Isso é fundamental para nosso metabolismo, pois o cérebro se alimenta de glicose, então não pode faltar este combustível, além disso, não pode sobrar glicose no sangue, pois ela tem um efeito abrasivo nas artérias causando lesões. Para que não tenha a mais nem a menos. existe a insulina com o papel de pedir glicose quando está faltando e mandar as células transformarem o excesso em gordura, para usar quando necessário.
– Então, posso fazer barriga e engordar por causa da insulina?
Simmmmm…
Ficando muito tempo sem comer:  mais de 4 horas sem comer nada pode avisar ao corpo que está havendo risco, o que ele faz? Libera insulina, que faz com que se sinta fome, enquanto tu estiveres distraído tudo bem, mas na hora em que for comer, a insulina vai mandar aproveitar para formar gordura em vez de músculo (no caso da atividade física), queimar gordura (no caso de quem está de dieta).
Beliscando muito: comendo a toda hora um alimento altamente energético também mobiliza muita insulina. Comer a cada hora faz com que o pâncreas (órgão que produz insulina) trabalhe feito um louco.
Comendo muito carboidrato simples: pão branco, biscoito, doces, balas, chicletes, barras de cereal, salgadinhos. Estes alimentos desprovidos de fibras são quebrados (digeridos) quase que completamente na boca, liberando glicose no intestino sem que haja barreira alguma para isso, deixando passar grande quantidade de açúcar e conseqüentemente INSULINA.
– Excesso de insulina dá barriga porque possuímos receptores para gordura na barriga e este estímulo continuado faz com que se acumule gordura neste ponto.
Procure equilibrar o indice glicemico da refeição, associando um alimento com mais carboidrato com alimentos de mais baixo impacto na glicemia como os que tem proteína, fibras e gorduras.  Exemplo disso é a tigela de frutas, comer apenas frutas picadas pode elevar o nivel da glicemia do sangue, mas se associarmos a estas frutas, sementes de abóbora, chia e coco ralado, isso vai reduzir o impacto e mobilizar menos insulina. Outro exemplo é a crepioca, a tapioca pura fornece carboidrato de médio indice glicemico, mas associado ao ovo e a uma salada pode ser uma otima opção de lanche ou jantar.

2) POSTURA

O outro fator desencadeante da barriga é a postura curvada e sentada o tempo todo, procure se movimentar, levante-se durante o dia, mexa-se e observe se os músculos das costas não estão contraídos e os da barriga relaxados.
3) CONSUMO DE LÍQUIDOS com a COMIDA
Ingerir muitos líquidos com a refeição, isso acontece por um efeito mecânico, pois além de ocupar mais espaço torna a digestão mais lenta e difícil.
4) FALTA DE ÔMEGA 3

– ômega 3 e ômega 6 tem a propriedade de modular os receptores localizados na linha da cintura. Portanto se faz necessário o consumo de alimentos que sejam fonte destes ácidos graxos como nozes, castanhas, semente de linhaça, semente de chia, semente de abóbora e girassol, azeite de oliva extravirgem
5) SEDENTARISMO
Não podemos esquecer da atividade física, que sem ela pouco do que falamos acima resolve totalmente o problema.

Já se sentiu desmoralizado frente ao espelho?

Desmoralizar, retirada do dicionário Michaelis: tornar-se imoral; corromper-se, perverter-se. Fazer perder a coragem ou a confiança, desanimar. Tirar o bom nome de, desmerecer. Fazer perder a força moral, desautorizar, descreditar. Perder a reputação, aviltar-se.

QUANDO SAÍMOS DA DIETA NOS SENTIMOS DESMORALIZADOS

A definição acima descreve bem um estado que conhecemos relacionadoa nossa dieta ou àqualquer proposta de mudar hábitos. Nossa principal exigência quando traçamos metas e objetivos é a obtenção do sucesso e que costuma ser proporcional a nosso grau de sacrifício.

Quanto mais esforço melhor deve ser a recompensa. No que diz respeito à dietas e deixar de comer alguma coisa, isso mexe com nosso instinto de preservação e também com nossa relação carinho-comida. Já se sentiu desmoralizado por si mesmo?

Nosso processo de desmoralização começa mais ou menos assim:

– vou fazer tudo direitinho, não sairei da dieta, não comerei nenhum doce …

Na segunda-feira fez tudo ótimo, na terça-feira pela manhã também: frutas, sementes, ovo cozido, suco verde.

No almoço : salada, vegetais refogados, um pedaço de carne, arroz integral e feijão, tudo bem equilibrado.

Mas… no domingo nossa tia havia nos dado um pedaço de pudim que ficou esquecido na geladeira, mas foi bem lembrado na terça após o almoço… comerei apenas um pedacinho…

À tarde na hora do lanche alguém te oferece um bombom que gentilmente aceita e, para não fazer feio, come ! Ao chegar em casa sente um cheirinho de pão de queijo maravilhoso e como não consegue resistir, come dois.

No jantar serve-se normalmente de tudo um pouco, bebe suco de laranja à vontade. Esta noite ao deitar qual o sentimento que fica ?

Como está se sentindo a respeito do seu projeto?

Nesse caso temos 3 escolhas para o dia seguinte:

  1. Fazer uma super dieta deixando para trás todo o carboidrato e comendo apenas sopinha de legumes e frutas, achando que, com muito sacrifício, conseguirá recuperar o tempo perdido.
  1. Esquecer que havia começado algum dia alguma dieta e ficar livre para comer; e livre para não ficar contente com seu corpo;
  1. Recomeçar no dia seguinte desde o café da manhã como no primeiro dia da dieta; sabendo que apesar de ter saído fora, lembrar-se que este não foi o único deslize e que tem direito de continuar buscando o que deseja.
    Vamos em frente, não permita que um deslize ou algum resultado indesejado (perder menos peso do que gostaria) o afaste de seus objetivos ou seja o ponto de partida para desistir.
    Não permita-se desmoralizar, retome sempre que escorregar, somente assim conseguirá alcançar seus objetivos.

 

DÊ UM BASTA NA COMILANÇA!

Este texto é pra ajudar na hora em que vimos que chegou a hora do basta.

Será necessário que alguém a nossa volta sofra um acidente vascular ou seja ameaçado de morte por um câncer, para que nosso instinto de sobrevivência se manifeste?

Será preciso que os exames de rotina que o médico da empresa ou o ginecologista solicitou venham com alguma alteração importante para que nosso sinal de alerta dispare?

A grande maioria das pessoas que recebo aqui no consultório vem nesta condição, após a doença de um ente querido ou quando o médico anunciou que havia algo errado com seu exame que até hoje não estava alterado.

Mas cuidado, nem sempre o alerta vem! Será preciso que o exame dê alterado para iniciar a mudança e se mobilizar?

A primeira idéia que vem a cabeça é mas nunca apareceu nada em meus exames, minha família é de pessoas saudáveis, eu não sinto nada…

Sei que devo iniciar uma atividade física, sei que devo comer mais vegetais e frutas, sei que devo comer fibras, sei que preciso tomar mais água, sei que preciso ir  deitar mais cedo, mastigar mais, levar um lanche para o trabalho…

Já é de conhecimento publico que 80% do desenvolvimento das doenças cronico degenerativas como diabetes, hipertensão, coronariopatias… estão relacionadas ao estilo de vida e que a genética reaponde por no maximo 20%!

Então vamos começar hoje!!!porque o que podemos fazer é mudar nossos hábitos.

O que pode ser feito hoje

– LEVAR O LANCHE PARA O TRABALHO – FRUTA, MIX FRUTAS SECAS E NUTS, BARRA CEREAL

– MARCAR NOS COMPROMISSOS DA SEMANA OS HORÁRIOS DA ATIVIDADE FISICA – caminhadas, bicicleta, dança, pilates, yoga, natação, futebol, ir ou voltar a pé para o trabalho …

– SÓ HOJE VOU MASTIGAR BEM E COMER DEVAGAR, NÃO VOU ME SERVIR DE FRITURAS E DE SOBREMESA

– COMPRAR ALFACE, RUCULA ou RADITE ou AGRIÃO, BROTOS, TOMATE, CENOURA – deixar as folhas lavadas e secas, guardar em potes com folhas de papel toalha para que durem toda a semana

– FAZER UMA LISTA DE COMPRAS COM AS FRUTAS E OS DEMAIS ALIMENTOS QUE PRECISA PARA O QUE VAI COMER DURANTE A SEMANA

– PROVIDENCIAR e ORGANIZAR A FORMA QUE IRÁ TOMAR ÁGUA – garrafinha, jarra sobre a mesa de trabalho, copinhos, filtro…

ACHO QUE PARA COMEÇAR JÁ ESTÁ DE BOM TAMANHO, CERTAMENTE COM ESTAS ATITUDES JÁ VAI MELHORAR A DISPOSIÇÃO E BEM ESTAR, AS DEMAIS INFORMAÇÕES VÃO SURGINDO A MEDIDA QUE A NECESSIDADE SURGIR. Mas certamente o seu corpo vai agradecer!

SEMENTE DE ABÓBORA

AMO SEMENTES, pois representam o potencial nutricional para a formação de uma planta. As sementes de ABÓBORA são as minhas preferidas, pelo seu sabor, por seu potencial nutricional e por sua versatilidade.
A semente de abóbora é obtida a partir do fruto abóbora. As sementes contêm uma substância denominada de cucurbitacina a qual possui grande propriedade antiinflamatória seja para a próstata ou para o sistema urinário, além de ser um ótimo vermífugo. O aumento na utilização da semente de abóbora na culinária tem sido atribuído a sua excelente qualidade nutricional.

A semente é rica em proteínas (39g/100g) fibras (27g/100g) ferro (10g/100g) além de cálcio, zinco, vitaminas do complexo B, vitamina E e gorduras poliinsaturadas

As sementes de abóbora são fáceis de preparar: tire-as, lave-as e deixe-as secar, depois leve ao quente, mas desligado, para que fiquem bem secas. Assim que esfriarem podem ser congeladas, uma dica é ir guardando em um vidro no freezer até que tenha uma quantidade razoável para triturar. Hoje as lojas especializadas já oferecem a semente de abóbora descascada, o que é mais prático.

Assim que estiverem trituradas  (em liquidificador), peneiradas e utilizadas no preparo de saladas, farofa, mingau, bolo, biscoitos… As variedades comerciais são, em geral, muito salgadas devendo ser evitadas para os indivíduos hipertensos.

COMO CONSUMIR:

– polvilhar sobre a salada, pois ela aumenta o teor protéico desta e confere uma crocância

– acrescentar no arroz integral após o preparo

– misturar com legumes refogados

– comer com sopas cremosas

– acrescentar na receita de pães e bolos para aumentar o teor proteico destas preparações

 

Desfrute dos beneficios dos alimentos roxos

Osroxos 1 vegetais e frutas roxos tem recebido destaque graças a descobertas evidenciando as propriedades nutricionais dos pigmentos que lhe conferem a cor. Este pigmentos, pertencentes ao grupo dos flavonóides responsáveis por uma grande variedade de cores  que vão do vermelho vivo, roxo e azul, são chamados antocianidinas, que exercem  diversas funções bioquímicas em nosso corpo proporcionando prevenção a doenças como câncer, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares.

A função destes pigmentos nas plantas é proteger contra a luz ultravioleta e de possíveis invasores, prevenindo agressões e aumentando a vida da planta. Desta forma, ao comer estes alimentos, podemos usufruir da ação destes pigmentos prevenindo danos às nossas células e tecidos. Além de prevenção estas substâncias chamadas antioxidantes evitam que os radicais livres agridam nossas células oferecendo melhor aparência aos cabelos, pele, unhas, bem como disposição e vitalidade.

Radicais livres são as substâncias responsáveis pelo envelhecimento e pelo desgaste de nossas células. A proteção de nosso corpo a estas substâncias vem da alimentação, sendo estruturas presente nos vegetais e frutas chamadas fitoquímicos, os mais importantes no combate aos radicais livres.

Nos últimos anos, o interesse por esses pigmentos se intensificou uma vez que pesquisas têm demonstrado que as antocianidinas são compostos bioativos e que, entre os vários outros efeitos fisiológicos, possuem capacidade antioxidante e propriedade antiinflamatória, promovem vaso-dilatação, atuam na prevenção da hiperglicemia, estimulam a secreção de insulina, melhoram a adaptação da visão noturna e previnem a fadiga visual.   Recentemente pesquisadores constataram o efeito inibitório destes pigmentos na proliferação de células humanas cancerígenas, originadas em diferentes partes do corpo: estômago, cólon, mama, pulmão e sistema nervoso central.

Podemos encontrar as antocianidinas nos vegetais roxos como a cebola roxa, repolho roxo, berinjela e nas frutas como açaí, uva, ameixa, mirtilo, cereja, jabuticaba, pitanga.

Para aproveitar melhor estes alimentos o ideal é consumi-los na safra, frescos ou congelados na forma de polpa. O preparo é bastante variado, podendo ser usado ao natural, no preparo de sucos, misturado a outros vegetais em saladas.

As antocianidinas perdem muito de seu efeito na presença de luz e calor, devendo ser consumidos crus e logo após o pr
eparo. O congelamento parece não afetar sua ação.roxos 2

A canela pode reduzir a vontade de comer doce

Cinnamon in closeup

A especiaria é obtida de uma árvore da família do louro. A casca é retirada do tronco na época das chuvas, quando a seiva é mais abundante, e depois é seca e enrolada manualmente em formato de canudo – aquilo que é conhecido como canela em rama ou em pau. Os resíduos e as cascas quebradas se transformam em canela em pó

Diversos estudos tem mostrado os benefícios que a canela proporciona aos portadores de diabetes tipo 2, uma vez que consumir metade de uma colher de chá ao dia é suficiente para reduzir os níveis de açúcar no sangue. Além disso, os óleos essenciais de canela têm ação antifungica, antiinflamatória e antibacteriana.

Há dois tipos de canela, ambos cultivados no Brasil. A canela-verdadeira (Cinnamomum zeylanicum), também conhecida como canela-do-ceilão, é natural do Sri Lanka (o antigo Ceilão), mais adocicada e suave. Já a canela-de-cássia (Cinnamomum cassia), ou canela-da-china, possui sabor mais picante. Originária da antiga Birmânia, é utilizada na China desde 2500 a.C.

Conhecida desde a Antiguidade, figurava entre os presentes dados à realeza por seu enorme valor. Considerada símbolo da sabedoria, foi usada por gregos, romanos e hebreus na aromatização de vinhos. Uma lenda diz que Nero, imperador de Roma, teria mostrado sua dor no funeral de sua mulher queimando o estoque anual de canela.

Coloque sobre a banana, maçã, mamão, no leite (vaca, amendoas, soja, coco…) no preparo de carnes e frango também fica excelente

SAIBA QUAIS SÃO OS VILÕES DA PRAIA

Sabemos que a nossa vida não é um filme de faroeste onde de um lado ficam os mocinhos e de outro os bandidos, mas pensando em beira de praia até podemos pensar em estratégias baseadas em bons e maus

Quem são OS VILÕES DA PRAIA?

QUEIJO COALHO – aqui estou pensando na sua saúde! não sabemos como foi preparado o queijo e em quais condições é estocado, quanto tempo está na caixa térmica do ambulante?
E não vem me dizer que o fogo mata as bactérias, porque aí eu choro!
Carvão queimado libera substâncias altamente cancerígenas, chamadas aminas heterocíclicas. E este queijo fica praticamente em contato com o carvão. Este NÃO dá pra encarar mesmo!
BEBIDAS ALCOÓLICAS – tá certo, trabalhou o ano inteiro e agora chegaram as férias…
foi uma semana exaustiva e merece uma cervejinha…
Entendo bem e também gosto, mas vamos pensar na saúde e na barriga ? COMIDA DE PRAIA
Está um calorão e o corpo está suado, aí a gente usa álcool para refrescar e hidratar????
Existem os piores e os menos piores

Caipirinha – açúcar, vodca ou cachaça e limão – 200 a300 cal porque vai muito açúcar
é uma opção para quem não pode consumir gluten (que tem na cerveja)
Se puder levar de casa melhor, pois pode fazer com açúcar mascavo ou de coco

Cerveja – 1 lata = 155 cal (1 só não faz grande estrago, mas costuma trazer as amigas kkk)

Espumante – 1 taça = 80 cal prefira a brut e beba bem gelada, esta é a opção mais leve de todas

Refrigerante – este é um dos piores pois dá a sensação de que hidrata, só que não… aí o corpo pede mais e a pessoa bebe mais. Xarope de frutose que não é gasto como forma de energia, faz gordura no fígado e na barriga. E não adianta tomar a versão zero, pois estes pioram a microbiota intestinal e também vão causar aumento de barriga

Beba com moderação e inclua ÁGUA SEMPRE !

PICOLÉS COM COBERTURA – aqueles que tem mais de 400 cal em um palito, são feitos com gordura vegetal hidrogenada e muito xarope de glicose, portanto, dão barriga e celulite e aumentam o colesterol

FRITURINHAS – a pior na minha avaliação é a batata frita, pois é pré frita em gordura vegetal hidrogenada e depois é frita novamente na hora que o cliente pede. A pessoa precisa colocar muito sal para que ela fique gostosa pois já chega fria. A batata ao ser frita libera uma substancia chamada acrilamida (cancerígena) !
Mas ainda temos peixe, camarão, lula que são consumidos com moderação porque os $$$ estão assustadores
Aqui é preciso avaliar o quiosque para ver se há uma boa refrigeração e se os atendentes estão higienizados e uniformizados.

Mas há também os mocinhos que tem seu lado bome podem garantir momentos prazerosos e saudáveis

Quem são os MOCINHOS DA PRAIA

ÁGUA DE COCO – hidrata e refresca, rica em minerais como potássio e magnesio, repoe os liquidos eliminados pelo corpo. Por mim é considerada a top, top e tem cara de praia.agua de coco

MILHO VERDE –  sim é uma boa opção, pois é cozido e fornece bons nutrientes, mas cuidado – SEM MARG
ARINA e com muito juízo na hora de colocar o sal.

PICOLÉS DE FRUTA – sim são ricos em xarope de glicose, mas se eu disser que tudo é ruim vai ser um chororo. Então eles são geladinhos e tem um pouquinho de suco de fruta, então tá valendo.

AÇAÍ NA TIGELA – é uma boa opção pois o açaí tem muitos antioxidantes, mas não se engane, pois também tem xarope de glicose e se não for gasto como forma de energia, se acumula na barriga e nos quadris

PASTEL ASSADO – aqui é preciso cuidado e reflexão porque a massa para ficar crocante e gostosa costuma ter muita gordura, mas ainda é melhor que o frito.
Cuidadocom o recheio que precisa ser bem conservado. Prefira guisado e presunto eevite frango e camarão, pois apresentam mais risco de contaminação

SANDUICHE NATURAL – tudo depende… higiene, conservação, aparência …
mas pode ser uma opção se atender aos requisitos acima.

E se levar de casa? EXCELENTE IDÉIA!!!

reserve uma caixa térmica e leve
FRUTAS – as melhores : manga, melão e abacaxi picados, maçã, ameixa, pêssego, banana, uva para comer com a mão

OLEAGINOSAS -castanhas, nozes, amêndoas, pistache, amendoim são uma ótima pedida para segurar a fome até a próxima refeição

Cenoura, aipo, pepino e ovos de codorna também ajudam neste mesmo ponto.
E se perceber que vai ter fome mesmo assim, prepare sacomida de praia 2nduiches, pasteis assados e leve de casa, pois além de mais gostosos são mais baratos.

A diferença entre doença celíaca e sensibilidade ao gluten

Espectro da doença celíaca

 

Somos únicos e resultamos da interação de nosso exclusivo genótipo com o meio ambiente. Isso se reflete em nosso temperamento, nossa imunidade, nossa pele, sede e apetite. Por exemplo, pessoas que vivem em ambientes muito frios tendem a ter a pele mais clara, comem alimentos com mais gordura e são mais introspectivos. No que se refere aos alimentos não é diferente, possuímos reações individuais a eles.

Read More

FRUTAS VERMELHAS e ÁCIDO ELAGICO

frutas-vermelhas

Aproveite a estação das frutas vermelhas e roxas como morangos, framboesas, amoras para aumentar o seu consumo de ACIDO ELÁGICO! Este polifenol responsável pela coloração vermelha destas frutas, tem potente ação antioxidante contra os possíveis danos causados pelo sol e que poderiam agredir o DNA destas frutas.
Então, da mesma forma que o ácido elágico protege a fruta, pode proteger nossas células dos danos provocados pelo sol.

Read More

SUCO VERDE

suco-verde

Ele deve ser composto de :

– 1 fruta – escolha entre maçã, pera, banana, mamão, melão, abacaxi

– 1 hortaliça –  couve, espinafre, agrião, alface ou raiz – inhame, cenoura, beterraba

– 1 semente – amêndoas (6), chia ( 1 col chá), linhaça (1 col chá), castanha Pará (1 uni) ou mistura de sementes – 1 colher de sopa

Read More

O QUE É DETOX?

detox

O QUE É DETOX?

Processo realizado por um organismo, que busque a eliminação (ou redução da atividade) de determinadas substâncias – nível celular ou orgânico.
O fígado é o órgão responsável por 60% da transformação de toxinas em produtos que possam ser eliminados na forma hidrossolúvel, ou seja pelo intestino (20% na forma de fezes) e rins e glândulas pelo suor e urina.

Read More

LIDANDO COM DIA SEGUINTE!

Para lidar com a ressaca e toda a sobrecarga que o organismo precisou elaborar, é preciso programar uma DESINTOXICAÇÃO.

Seu aparelho digestivo, certamente teve muito trabalho extra – o estômago precisou fabricar mais suco gástrico, o fígado mais bile, além de precisar neutralizar as toxinas presentes pelo álcool. O intestino, além de precisar produzir mais suco entérico, ainda fica com o trânsito mais lento.

Read More

LEGENDA PARA RECEITAS 

SG sem gluten
SL sem leite
SS sem soja
SA sem açúcar
SO sem ovos
LOW CARB – baixo teor de carboidratos
DETOX – alto poder desintoxicante
V – vegetariana
VEG – vegana

SG/ SL/SS/ SA/SO/LOW CARB/DETOX/V/VEG

Por que a Nutrição Clínica Funcional é uma Especialidade

Estou formada desde 1987 e minha trajetória profissional foi bastante rica e diversificada, iniciei na área de alimentação coletiva em empresas, tive uma empresa de alimentos congelados, trabalhei junto a uma empresa que atua na área de emagrecimento através de palestras. Aos poucos minha atividade foi sendo direcionada para a prática clínica. Pessoalmente não sou acomodada e não poderia ser diferente na vida profissional, sempre me incomodava a idéia de que o tratamento do paciente que me procurava, e na maioria das vezes, para emagrecer, era simplesmente uma dieta hipocalórica equilibrada e que meu trabalho era de educação nutricional.

Read More

O que é nutrição funcional?

A NUTRIÇÃO FUNCIONAL utiliza a ciência dos nutrientes para manter ou restabelecer o equilíbrio e o bem estar do organismo de cada pessoa.  A este equilíbrio – físico, mental e espiritual chamamos VITALIDADE POSITIVA. Hábitos do nosso dia a dia como má qualidade da alimentação, o estresse diário, exposição a substâncias químicas, as alterações emocionais, a qualidade do ar que respiramos, geram desequilíbrios.

Read More

Iniciando uma mudança alimentar, estamos valorizando a vida.

O tempo em que o nutricionista servia para calcular a necessidade de energia e elaborar um cardápio equilibrado já passou. Isso já não basta, a nutrição hoje está em crescente evolução, pois os trabalhos que estão sendo feitos dentro da medicina preventiva, e porque não, curativa, estão provando cada dia mais que a alimentação desempenha um papel fundamental em nossa saúde e bem estar.

Read More

REFRIGERANTES : porque não devemos tomar?

Versão com açúcar: 1 copo 200 ml contém 2 colheres de sopa de açúcar

O açúcar é um alimento que dá uma falsa informação de que o corpo está recebendo nutrientes, fazendo com que o corpo mobilize uma série de enzimas (feitas a partir de vitaminas) para “ aproveitar” a suposta energia vinda do açúcar. Só que o açúcar não tem nada de vitaminas, minerais ou qualquer outro nutriente, então o que acontece? O corpo só acumula sob forma de gordura, além de queimar vitaminas e minerais que o corpo contém. Resumindo, o açúcar desnutre e intoxica no lugar de alimentar. Versão sem açúcar: A versão diet ou zero dos refrigerantes costuma oferecer mais cafeína, e quanto mais cafeína, mais adrenalina e para manter níveis adequados de glicemia com tanto estímulo o cérebro passa a “pedir” mais carboidratos e açúcar, formando um círculo vicioso.

Read More

OS BENEFICIOS DE COMER DE FORMA SAUDÁVEL

O tempo em que o nutricionista servia para calcular a necessidade de energia e elaborar um cardápio equilibrado já passou. Isso já não basta!
A nutrição está em crescente evolução, pois hoje falamos em nutrigenética e nutrigenomica aonde através de uma alimentação adequada, podemos modular nossos genes. Podemos prevenir doenças futuras, podemos reduzir o impacto de doenças já existentes e mais evitar que nossos filhos tenham as doenças que nossos avós e pais tiveram.

Read More
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Se gostou, siga-nos nas redes sociais :D