A importância de tomar água

Não esqueça de tomar água !!!!

Uma dieta balanceada deve fornecer um aporte adequado de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras. Estes nutrientes são essenciais ao nosso corpo, mas há um outro nutriente essencial que costuma ser esquecido, a água.
            Nos dias mais frios costumamos deixar de beber água, mas como estamos em ambientes fechados e expostos a ar condicionado e aquecedores, a hidratação é bastante necessária para repor o que é trocado com o meio.
Depois do oxigênio a água é o elemento mais importante para a vida. Nosso corpo é constituído de aproximadamente 70 % de água. Podemos sobreviver semanas sem comida, mas sobrevivemos poucos dias sem água.
Várias reações químicas dependem da água, pois o sangue é constituído de 90% de água. Realiza o transporte de nutrientes de todo o metabolismo.
Lubrificante das fezes, auxilia a motilidade intestinal, hidratando as fibras consumidas na dieta e facilitando a evacuação. Absorve-se água em todo o trajeto do aparelho digestivo, desde o estômago até o reto. Estima-se um consumo de 500 ml de água apenas no intestino.
Auxilia nos casos em que há tendência a retenção hídrica, eliminando toxinas através dos rins que são os filtros do corpo.
A água ajuda a regular a temperatura corporal, por isso ao contrário do que se pensa no inverno precisamos de água, pois nosso corpo sofre grandes alterações de temperatura.
Nossa pele, considerado o maior órgão do corpo humano, necessita de 350 ml para realizar as trocas click here com o ambiente externo. No inverno, vivemos expostos à aquecedores, estufas, ar condicionado, vento gelado, muita umidade no ar, entre outros. Para manter a pele hidratada e com vitalidade a água é fundamental.
Serve como veículo de substâncias renovadoras e reparadoras dos tecidos.
Muitas vezes pensamos que estamos com fome e na realidade o que sentimos é sede, portanto um copo dágua pode ajudar na hora daquela fome sem explicação.

Dicas de consumo:

–  usar com limão espremido
–  tomar o primeiro copo dágua em jejum.
–  antes de beliscar tome um copo dágua.
–  leve consigo uma garrafinha com água.
– prepare água aromatizada com ervas – alecrim, hortelã, canela, cravo, gengibre, manjericão…

–  mantenha a água ao seu alcance, estando sempre à sua disposição e vinculada às atividades que desempenha a maior parte do tempo. Pode ajudar a formar o hábito.

 

       Necessidade média de líquidos em 24 horas
Temperatura normal Temperatura elevada
urina                  1400 ml urina                  1200 ml
fezes                    100 ml fezes                    100 ml
suor                     100 ml suor                    1400 ml
Pele                    350 ml Pele                      350 ml
Respiração        350 ml Respiração           250 ml
Consumo total 2300 ml Consumo total    3300 ml

 

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