DELICIOSA E SAUDÁVEL FRUTA DO VERÃO

Ela é linda e refrescante, no verão seu preço é bastante acessível, mas seus encantos não param por aí…
A melancia (Citrullus lanatus) é da família Cucurbitaceae. Em 100g fornece 30 kcal, 92% de água, 7,55% de carboidratos.
O maior destaque desta fruta tão linda, se dá por conta dos seus fitoquímicos como os carotenoides e flavonoides, vitamina C, B1, B6, potássio e magnésio.
Um dos carotenoides mais importantes da melancia é o que garante sua cor vermelha é o LICOPENO, um fitoquímico que inibe espécies reativas causadoras de danos as células e que podem gerar câncer, degeneração macular, doenças auto imunes e inflamações. O licopeno da melancia está disponível para ser usado pelas células (há melhor absorção se comermos algumas sementinhas, pois a gordura destas, melhora a biodisponibilidade do licopeno), melhor que o licopeno do tomate que é melhor absorvido cozido click here e com óleo.
O licopeno quando associado a outros carotenoides como o beta caroteno, mostrou melhor efeito protetor sobre o envelhecimento da pele, melhora nas rugas e elasticidade.
A melancia ainda fornece boas quantidades de um aminoácidonão essencial chamado CITRULINA, que é precursor da arginina, este um aminoácido essencial aos vasos sanguíneos e músculos. A citrulina pode contribuir para reduzir a fadiga e melhorar a resistência durante os treinos. Uma dica é tomar um suco de melancia antes de malhar. A arginina contribui para a função imune e cardiovascular.
Outro fitoquímico presente na melancia é o ácido elágico que melhora a vermelhidão na pele induzida pela luz solar.
A natureza é sábia: nos dá a melancia no verão que é o período em que estamos mais expostos a luz solar e a altas temperaturas.
sugestão: congele a melancia e triture no liquidificador com lascas de gengibre ou raspas de limão siciliano para tomar um sorvete bem refrescante.